A Eletroestimulação Muscular de Corpo Inteiro possui uma longa jornada de testes e estudos sobre seu funcionamento, sua aplicação e como ela pode ajudar no sentimento de bem-estar físico das pessoas. Assim, conheça os benefícios da Eletroestimulação Muscular de Corpo Inteiro e como ela pode te trazer mais disposição para executar as tarefas do dia a dia,  qualidade de vida longevidade.

Benefícios para a musculatura

Todos os demais benefícios da Eletroestimulação Muscular de Corpo Inteiro são em decorrência dos benefícios aos músculos.

Construção

Os eletrodos são posicionados estrategicamente em um traje técnico com o intuito de gerar impulsos e ativar um número incontável de músculos ao mesmo tempo. Assim, ativa músculos que não costumam ser ativados através de um treino convencional. Em consequência disso, há o fortalecimento, aumento de resistência e potência dos músculos. Fato que também auxilia na redução do cansaço.

Além disso, quando os exercícios são combinados a uma alimentação saudável, o aumento de massa magra é maior, enquanto há a redução de gorduras.

Fortalecimento

Através da Eletroestimulação Muscular de Corpo Inteiro há o fortalecimento equilibrado dos músculos por conta dos impulsos elétricos que são enviados pelos eletrodos em sincronia ao treino físico, inclusive da musculatura intrínseca. Musculatura esta que estabiliza e fortalece a coluna vertebral. 

Equilíbrio

O equilíbrio muscular é um dos fatores mais importantes para a prevenção das lesões. Nas fases de treinamento e pré-competições é comum os fisioterapeutas inserirem na rotina de treinos do atleta exercícios excêntricos para manter equilibrado ou reequilibrar um determinado grupo muscular. Através dos treinos com Eletroestimulação Muscular de Corpo Inteiro, a ativação dos músculos também é feita de forma agonista-antagonista afim de  manter o equilíbrio entre eles. Isso quer dizer que, ao estimulá-los ao mesmo tempo, eles terão o mesmo progresso, mantendo a harmonia.

Prevenção

A Eletroestimulação Muscular de Corpo Inteiro também auxilia na prevenção de desgastes e de doenças comuns da sociedade moderna. Veja:

Prevenção de sarcopenia

A Sarcopenia é um processo natural de perda de músculos que tem um progresso de acordo com o avanço da idade. Assim, uma das formas de frear a sarcopenia (ou pelo menos desacelerar seu progresso) é através do fortalecimento da musculatura. Aqui a atividade de alta intensidade e a suplementação de proteínas vêm mostrado bons resultados.

Porém, no caso de pessoas em estado já avançado, a prática de exercícios físicos de impacto pode representar um risco. Por isso, uma grande vantagem da Eletroestimulação Muscular de Corpo Inteiro é fortalecer os músculos, auxiliando no ganho de massa muscular, sem representar um risco para essas pessoas.

Preservação das articulações

Tendo em vista que não há um estresse articular – por conta do risco de lesões de impacto -, há a preservação das articulações. Ou seja, ainda que o treino com Eletroestimulação Muscular de Corpo Inteiro seja intenso, não causa danos às articulações por ter seus impulsos elétricos direcionados à musculatura. Em consequência disso, pessoas com osteoporose ou com lesão articular são beneficiadas com esses treinos.

Reabilitação

A Eletroestimulação Muscular de Corpo Inteiro também auxilia na reabilitação de problemas de saúde e na melhora da saúde.

Ajuda mulheres no pós-parto

No caso de mulheres que passaram por gestação e parto, a Eletroestimulação Muscular de Corpo Inteiro auxilia na reabilitação dos músculos do períneo e abdominal, assim como auxilia no aumento da resistência muscular global da postura.

Veja mais informações sobre como a Eletroestimulação Muscular ajuda na reabilitação pós-parto.

Ajuda com as dores nas costas

Os eletrodos são posicionados em grande parte do colete (5 pares ao todo) ativando toda a musculatura do core . E os músculos dessa região são estimulados e fortalecidos. Em consequência desse fortalecimento, a inibição da sensação de dor o aluno fica apto a treinar e com isto há a melhora na postura e a redução das dores na região lombar.

Melhora da circulação sanguínea

A Eletroestimulação Muscular de Corpo Inteiro aumenta o fluxo de circulação sanguínea e, por isso, aumenta também a oxigenação das células do organismo.

Diabetes

No caso, para portadores de Diabetes Tipos 1 e 2 o treino é possível e recomendado. Entretanto, é preciso que haja acompanhamento médico. Isso porque a prática de exercícios físicos aumenta e melhora a captação de glicose, enquanto diminui a resistência insulínica. Sabendo que os músculos do esqueleto são responsáveis por aproximadamente 30% do consumo de energia do organismo e um dos principais responsáveis pela captação de glicose, a prática de exercícios físicos melhora a qualidade dessa captação e estocagem de glicose. Assim, pode diminuir os riscos da diabetes. Por esse motivo, o treino com Eletrofitness traz grandes benefícios  também para pessoas com diabetes.

Cardiopatia

Ao contrário da opinião amplamente mantida de que os pacientes cardíacos não podem realizar um treino de  Eletroestimulação Muscular de Corpo Inteiro, cientistas alemães comprovaram em um estudo longitudinal que este público é o que mais se beneficia do método. Isso inclui todos os pacientes estáveis, quer dizer com capacidade, quer dizer pacientes com insuficiência cardíaca com fração de ejeção normal. Segundo Professor Dr. Fritzsche, cirurgião cardíaco e médico chefe da Heart Center em Cottbus, pacientes com uma fração de ejeção =25-55% pode praticar Eletrofitness. Lógico que não podemos esquecer que o acompanhamento médico é indispensável. Hoje sabemos que a ICC (Insuficiência Cardíaca Crônica) é vista como uma doença sistêmica e não como uma doença isolada do coração e que  mudanças estruturais e enziológicas extensas nos músculos esqueléticos contribuem significativamente para a intolerância ao estresse em pacientes portadores de ICC.   Justamente por melhorar a circulação sanguínea, a Eletroestimulação Muscular de Corpo Inteiro ajuda a melhorar as doenças cardiovasculares. Isso porque, fortalece a musculatura melhorando a sua função , melhora o fluxo de circulação sanguínea, ajuda a eliminar toxinas. Inclusive, ajuda na melhora de hipertensão (pressão arterial alta), tendo em vista que a falta de prática de exercícios físicos faz com que essas condições se agravem.

Aproveite e veja Como a Eletroestimulação Muscular de Corpo Inteiro pode melhorar a qualidade de vida de pacientes com doenças hematológicas.

Demais vantagens

Além de fazer com que você melhore sua saúde, previna lesões e/ou seja reabilitado de problemas de saúde, você também tem a chance de economizar tempo e reduzir o percentual de gordura.

Economia de tempo

Um treino com Eletroestimulação Muscular de Corpo Inteiro dura cerca de 20 minutos e garante, no mínimo, o mesmo resultado de 1 hora de academia. Ainda que dure até 20 minutos, o Eletrofitness ativa uma enorme quantidade de músculos que não são ativados em treinos convencionais.

Ou seja, além de economizar 40 minutos de treino, você consegue, no mínimo, o mesmo resultado da academia e ainda ativa músculos que não seriam ativados.

Redução do percentual de gordura

Em consequência da redução do percentual de gordura, há também a redução das medidas. Justamente pelo fato da massa muscular pesar mais do que a massa de gordura, a melhor forma de perceber as mudanças é através da fita métrica, ao invés da balança. Porém, há notável perda de peso através dos treinos e, por conta do fortalecimento muscular, também nota-se uma redução de celulites e flacidez.

Autora: Alexa Maier

@alexamaier_oficial

Nos acompanhe nas redes sociais para ficar por dentro de tudo

@bahestudioems