Uma vez que você esteja se perguntando se a eletroestimulação muscular de corpo inteiro de fato funciona, podemos afirmar: Sim, ela funciona. Mas, para o seu funcionamento saudável e eficaz, é preciso que um profissional capacitado aplique os treino. Além disso, o cliente também precisa estar bem informado antes de começar a treinar. Assim, os benefícios serão tanto para quem oferece o treino, quanto para quem o realiza.

Como a Eletroestimulação Muscular de Corpo Inteiro funciona?

Ainda que você a conheça por Eletroestimulação Neuromuscular ou NMES, ela também é conhecida pela sigla WB-EMS. A sigla vem da língua inglesa e significa  Whole-body Electromyostimulation. Mas também é conhecida como Eletrofitness por conta do objetivo da técnica voltada para o mundo fitness.

Como você já deve ter visto no artigo O que é Eletroestimulação Muscular de Corpo Inteiro, o funcionamento da WB-EMS é resultado de milênios de estudo sobre os impactos e efeitos dos impulsos elétricos no corpo humano. Assim, a partir do princípio de produção de estímulos elétricos, são reproduzidos os impulsos enviados pelo cérebro para a contração das fibras musculares e um número incontável de músculos se movimentam.

Com a WB-EMS, há o fortalecimento dos músculos e ganho de massa muscular. Isso é um grande benefício porque, com músculos fortalecidos, os ossos ficam bem protegidos. Além disso, há uma melhora significativa no metabolismo e no condicionamento aeróbico.

Simplificando o funcionamento da WB-EMS

Para que fique mais fácil entender como a WB-EMS funciona, lembre-se que, para que você se mova, acontece um padrão:

  1. Seu cérebro reconhece a necessidade de movimentação;
  2. Envia um comando para as fibras musculares;
  3. O comando é em forma de estímulo elétrico e faz com que os músculos respondam se contraindo. Detalhe: As unidades motoras (UM trabalham de forma alternada quando são estimuladas de forma convencional. Então, quando um contrai, o outro relaxa e vice-versa.

Diferente do treino convencional, a Eletroestimulação Muscular de Corpo inteiro atua ativando todas as unidades motoras de forma simultânea, o que aumenta o custo metabólico. Através do uso de eletrodos bem posicionados e preparados, os músculos contraem e relaxam com o intuito de trabalhar – e exercitar – as áreas necessárias.

Assim, a depender do objetivo do cliente, alinhado à estratégia de protocolo do Personal Trainer, pode-se conseguir efeitos fisiológicos como:

  • Hipertrofia;
  • Força Muscular;
  • Resistência Muscular;
  • Analgesia;
  • Resistência Cardiovascular.

E justamente por tratar de correntes elétricas, o profissional que atua na área precisa ser capacitado e conhecer a fundo sobre os efeitos destas correntes. Dessa maneira, o profissional poderá unir com sucesso o ser humano e a máquina a fim de oferecer um treino seguro, saudável e eficaz.

Uma nova forma de estímulo

A principal diferença entre a Eletroestimulação Muscular de Corpo Inteiro para a Local é que o treino de Eletrofitness envolve a movimentação do corpo. Por isso, também é chamado de treino híbrido.

Ou seja, o cliente tanto pode fazer uso da máquina de eletroestimulação muscular de corpo inteiro e combinar à WB-EMS com atividades e desempenho físico. Como também realizar o treino com movimentos voluntários (exercícios físicos repassados pelo Personal Trainer) associados ou sobrepostos à eletroestimulação muscular.

Os exercícios podem ser feitos sem peso e de maneira compassada, tornando-se um método ideal para o público que não gosta ou não pode praticar musculação. Isso porque as correntes elétricas provocam intensidade que por si só geram um certo cansaço e peso no corpo de quem está treinando.

É isso que define o eletrofitness: a união entre o ser humano, a máquina de eletroestimulação muscular e a atividade física.

Por que eletroestimulação funciona?

A eletroestimulação muscular de corpo inteiro funciona porque fortalece os músculos e favorece o ganho de massa muscular ao passo que reduz a gordura corporal. Porém, como toda recomendação para perda de peso através de exercícios físicos, é preciso que alinhe as atividades à uma alimentação saudável.

O fato é que, cada aluno/cliente tem o treino personalizado e adequado ao seu objetivo. Por isso, com a WB-EMS, a quantidade de músculos ativada é muito maior do que a partir de exercícios com estímulos musculares voluntários jamais conseguirá alcançar.

Desse modo, pelo lado da fisiologia, podemos compreender que, ao unir a eletroestimulação muscular a uma atividade física, aumenta a resistência do corpo. Tendo em vista que fortalece os músculos, tendões e as articulações. Em consequência disso pode haver a perda de peso, por conta da diminuição da massa de gordura e aumento da massa magra. Lembrando que a massa magra é mais pesada que a massa de gordura! Por isso não devemos olhar a balança como parâmetro ideal e sim a fita métrica!

Como treinar?

Antes de tudo, confira o nosso checklist para a primeira sessão de eletrofitness. É muito importante que o cliente esteja atento a cada um dos detalhes presentes nele. Isso porque o treino exige bastante da pessoa e ela precisa estar preparada para que lhe seja benéfico.

Então, ao chegar no estúdio de WB-EMS, o cliente deverá vestir seu traje, já preparado pelo personal trainer. O traje estará úmido porque os eletrodos são umidificados antes do treino para que tenham melhor desempenho e que a corrente elétrica passe com mais adesão.

Depois de vestir o traje, você será conectado à máquina (se esta já não for wireless) e poderá começar o workout. A parte do workout é quando há a junção entre ser humano, máquina e atividade física.

Depois de 20 minutos desta etapa, com seu EMS Trainer te motivando a atingir seus limites, você poderá se sentir cansado. Afinal, o treinamento é intenso. E assim, você chegará ao final do treino. E justamente por ser tão intenso é que tem duração de 20 minutos. Ainda que seja “curto”, ele substitui uma hora de academia e trabalha um número incontável de músculos. Ou seja, é altamente eficaz e tem a vantagem da economia de tempo.

Depois do treino, é recomendado que se beba bastante água, sem consumir bebidas alcóolicas e procure descansar. Além disso, é melhor que não se pratique outra atividade física durante o tempo de regeneração (que dura pelo menos 48h), afinal, seu corpo se sentirá realmente cansado.

Autora: Alexa Maier

@alexamaier_oficial

Nos acompanhe nas redes sociais para ficar por dentro de tudo

@bahestudioems