A Eletroestimulação Muscular de Corpo Inteiro une o ser humano, a máquina de eletroestimulação muscular e a atividade física. Com isso, a Eletroestimulação Muscular de Corpo Inteiro serve, justamente, para exercitar os músculos a partir de impulsos elétricos externos ao organismo em conjunto a séries de exercícios físicos adequados a esse tipo de treinamento.
Eletroestimulação Muscular de Corpo Inteiro X Eletroestimulação Local
Enquanto a Eletroestimulação Local, é mais voltada para o uso terapêutico e para a reabilitação de problemas de saúde estimulando o músculo de forma mais isolada, a WB-EMS (como também é conhecida a Eletroestimulação Muscular de Corpo Inteiro, ou Eletrofitness) estimula todos os músculos do corpo e é voltada para o público fitness, mas também cuida de reabilitação e prevenção de problemas de saúde.
Porém, ambos têm um ponto muito importante em comum: os estímulos devem ser completamente personalizados. Isso significa que, para cada pessoa, os parâmetros elétricos são planejados e calculados, também de acordo com o objetivo dessa pessoa e de quem está aplicando o método.
O exercício dos músculos através da WB-EMS tem muitos benefícios, inclusive o fato de movimentar músculos que não são exercitados em treinos convencionais, como a musculatura estabilizadora da coluna vertebral por exemplo. Por isso, conheça um pouco mais sobre alguns dos objetivos do treino com Eletroestimulação Muscular de Corpo Inteiro e saiba que ele se adequa a você!
Objetivos da Eletroestimulação Muscular de Corpo Inteiro
É importante lembrar que, para cada objetivo, há a necessidade da supervisão um profissional capacitado em Eletrofitness para modular e ajustar os parâmetros elétricos.
Hipertrofia Muscular
Ainda que a hipertrofia muscular esteja comumente ligada às pessoas musculosas e que fazem muito exercícios físicos, na verdade ela tem muitos outros benefícios e não tem como objetivo somente essa parte estética. Como por exemplo: o bombeamento do sangue e transporte de nutrientes, auxilia em funções vitais com a respiração, produz movimento (locomoção) entre várias outras.
A hipertrofia muscular é, basicamente, o aumento da massa muscular e das próprias células musculares.
Na verdade, por conta do desuso da musculatura, de lesões e até por causa de sarcopenia, as pessoas sofrem com perda de massa muscular. Por isso, a eletroestimulação muscular de corpo inteiro produz as contrações musculares mais vigorosas necessárias para que esses músculos respondam de forma apropriada às microlesões e no pós-treino se desenvolvam, acompanhados de uma hipertrofia muscular.
Porém, nos treinamentos com Eletrofitness, o atleta trabalha com intensidades muito altas e, por este motivo, o seu treinador deve estar atento para não gerar lesões.
Ganho de Força e Resistência
A resistência muscular é o agente causador do stress metabólico no músculo, fazendo com que o corpo aumente consideravelmente a quantidade de mitocôndrias durante os exercícios, propiciando uma grande queima de gordura.
Assim, o atleta que faz esse tipo de treino ou para esse objetivo, desenvolve então maior força e resistência muscular e pode realizar suas tarefas diárias e outras ações com mais facilidade.
Sendo que um fato interessante é que um dos seus grandes benefícios também nesse caso de resistência é o fato de que condiciona os músculos à uma diminuição de resistência insulina.
Emagrecimento
A eletroestimulação pode auxiliar no emagrecimento como está sendo divulgado no mercado?
- Aumento do recrutamento motor é superior ao voluntário. Isso quer dizer o método é capaz de recrutar mais fibras musculares comparados a um treino convencional.
- Aumento da sensação de fadiga nas zonas, onde os clientes desejam perder medidas.
- Aumento da massa muscular e da taxa metabólica.
Muitos estudos comprovam que o método não tem um efeito direto a nível cardiovascular e que para que isso aconteça, o profissional deve misturar com cargas aeróbicas incrementando o nível de exigência cardiovascular. No entanto, quando falamos em WB-EMS podemos dizer que semelhante a um treino de força convencional, há também aqui um maior nível de fadiga central devido à integração de todos os grandes grupos musculares.
Lembrando que a massa magra é mais pesada que a massa de gordura! Por isso não devemos olhar a balança como parâmetro ideal e sim a fita métrica!
Melhora na Qualidade de Vida
Os treinos com Eletroestimulação Muscular de Corpo Inteiro melhoram a qualidade de vida porque atuam em pontos como:
- Melhora da disposição e bem-estar físico;
- Melhora da saúde de portadores de DCV através da prática de exercícios físicos;
- Pode agir na recuperação e reabilitação musculoesquelética.
Tendo em vista a melhora em problemas nas costas, reabilitação de pós-parto, por exemplo. Isso tudo ainda preservando as articulações.
Agora que você já sabe para que ela serve, aproveite para conhecer quais os Benefícios da Eletroestimulação de Corpo Inteiro.
Autora: Alexa Maier
@alexamaier_oficial
Nos acompanhe nas redes sociais para ficar por dentro de tudo
@bahestudioems